Um registro policial datado de 26 de março de 1845 revela que a escrava Maria de Moçambique denunciou seu proprietário por estupro em Barra Mansa. Ela acusa o fazendeiro Manoel José, conhecido como Mandú, seu proprietário, de estupro. Esta seria a primeira queixa feita por uma mulher, de que se tem notícia no município de Barra Mansa. Não se sabe, porém, que fim levou a denúncia, se houve ou não investigação e prisão do senhor.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

União Brasileira de Mulheres-RJ saúda a Delegada Martha Rocha

“Este é realmente um ano especial que vem a cada dia se consolidando com a ocupação da mulher nos diversos espaços de poder através dos critérios de competência, de dignidade e de compromisso com a sociedade”. Veja a mensagem completa da UBM do Rio de Janeiro.

Feminilização e humanização da Polícia Civil

Este é realmente um ano especial que vem a cada dia se consolidando com a ocupação da mulher nos diversos espaços de poder através dos critérios de competência, de dignidade e de compromisso com a sociedade.

A eleição da nossa presidenta é um marco em nossa história e representa a tomada de consciência da mulher e da sociedade, na ocupação do espaço público, saindo da invisibilidade do privado a que esteve relegada e excluída durante todo processo histórico.

Nós mulheres da UBM e demais nos sentimos prestigiadas e honradas com a designação de Martha Rocha como a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, nomeação que perpassa aos critérios de seleção utilizada na Administração Pública por ter uma luta concreta pela afirmação dos direitos da mulher, pelo debate no campo das idéias e sua compreensão da luta de classe para atingir sua emancipação.

Projetou durante todos estes anos de dedicação como delegada de polícia, uma luta incansável pela dignidade humana e respeito aos direitos civis do cidadão, acrescentando ao seu currículo à luta contra a opressão da mulher ao presidir o Cedim e mais recentemente ao ser diretora da DPAM (Delegacia de Polícia de Atendimento à Mulher), órgão responsável pelas DEAMs (Delegacia de Atendimento à Mulher), que com sua visão feminista da opressão da mulher na sociedade contribuiu, junto a suas delegadas, para o fortalecimento das unidades de atendimento à mulher, humanizando e aumentando o número de delegacias, desencadeando uma verdadeira luta contra a violência à mulher.

Parabéns Delegada Martha Rocha, nós mulheres nos sentimos contempladas e orgulhosas com seu desempenho.

Helena Piragibe
União Brasileira de Mulheres - UBM
Coordenação do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário