Um registro policial datado de 26 de março de 1845 revela que a escrava Maria de Moçambique denunciou seu proprietário por estupro em Barra Mansa. Ela acusa o fazendeiro Manoel José, conhecido como Mandú, seu proprietário, de estupro. Esta seria a primeira queixa feita por uma mulher, de que se tem notícia no município de Barra Mansa. Não se sabe, porém, que fim levou a denúncia, se houve ou não investigação e prisão do senhor.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Não se nasce mulher, torna-se mulher".

O olhar lançado às diferenças existentes entre uma mulher branca, negra, indígena, pobre ou rica, que tenha escolaridade ou não, é culturalmente e socialmente estabelecido, e Beauvoir quando afirma que nos tornamos mulheres ao longo do processo social e cultural, considera que tais diferenças não devem ser atribuídas à natureza, à biologia, mas sim, ao processo de socialização que ensina um comportamento segundo determinado padrão, que na nossa discussão de mulheres, é um comportamento que inferioriza, discrimina e retrai.

Estes mesmos olhares "culturalmente e socialmente" estabelecidos irradiam e perpetuam diferenças e desigualdades entre os gêneros, levando a concluir que a relativa "desvantagem" do gênero em uma sociedade machista pode ser neutralizada pela classificação de etnia e ou pelo pertencimento a uma classe social considerada superior.

Para nós, mulheres, deixo a seguinte reflexão:"É a cultura que constrói o gênero simbolizando as atividades do ser humano como masculinas ou femininas, ou estas atividades ou condutas são de uma dimensão natural( dos instintos), inscritos nos corpos com que cada indivíduo nasce?"

Um grande abraço e espero ter trazido uma contribuição a todas...

Clarice Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário