Um registro policial datado de 26 de março de 1845 revela que a escrava Maria de Moçambique denunciou seu proprietário por estupro em Barra Mansa. Ela acusa o fazendeiro Manoel José, conhecido como Mandú, seu proprietário, de estupro. Esta seria a primeira queixa feita por uma mulher, de que se tem notícia no município de Barra Mansa. Não se sabe, porém, que fim levou a denúncia, se houve ou não investigação e prisão do senhor.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Servos do impulso

Segundo o psiquiatra Augusto Cury há pessoas que não aprenderam a depurar os estímulos estressantes. São os "servos do impulso". E para as mulheres que convivem com parceiros impulsivos, estas atravessam um caminho de muita dor, e geralmente, quando ofendidas, muitas não conseguem filtrar a emoção e revidam as agressões.

Doutor Augusto Cury aconselha às pessoas gerenciarem os pensamentos para não agir sem pensar; calar-se nas horas tensas, mas sem deixar de criticar mentalmente as ideias pertubadoras, é uma boa opção.

"Não exija do outro aquilo que ele não pode dar e entenda que por trás de uma pessoa que fere há um ser ferido", afirma o especialista.

E dentro de um ser ferido pode existir uma angústia como resultado de necessidades da vida não atendida de maneira eficaz e adequada. Quando a angústia resulta em danos aos relacionamentos é hora de buscar a cura, integração, equilíbrio e inteireza por meio de diversos métodos como o aconselhamento com pessoas piedosas e sábias - familiares, amigos ou profissionais. Mas o aconselhamento deve estar baseado na confiança em Cristo Jesus que nos assegurou a presença interior do Espírito Santo, o Consolador, o Ajudador e o Conselheiro que habita em todo cristão. (Jo 16.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário